Adotar hábitos saudáveis costuma ser a principal medida praticada por pessoas que buscam manter a qualidade de vida. Essa ação, realmente, é imprescindível, mas, junto dela, a realização de um check-up periódico e de exames de rotina deveria ser regra geral, especialmente a partir dos 35 anos.
Segundo uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), a consulta a um cardiologista pode prevenir o surgimento de doenças no coração, identificando e tratando os fatores de risco.
Além disso, uma avaliação médica regular possibilita o diagnóstico precoce de um problema cardíaco, elevando as chances de cura.
Por que a consulta ao cardiologista previne doenças?
Quando a consulta acontece com frequência, dificilmente uma disfunção passa despercebida. Isso porque o paciente é analisado de forma individual, conforme sua idade, o histórico familiar, sintomas e os fatores de risco.:
As principais condições que influenciam o aparecimento de doenças cardíacas e que, portanto, devem ser avaliadas pelo especialista são:
obesidade;
sedentarismo;
tabagismo;
colesterol alto;
hipertensão;
diabetes;
estresse;
distúrbios endócrinos, infecciosos e nos rins.
Quando a pessoa possui um ou mais dos problemas acima e se consulta com um cardiologista periodicamente, o médico pode orientá-la sobre mudanças de hábito necessárias, assim como acompanhar sua evolução.
.