Ecodopplercardiograma com estresse farmacológico

O que é o ecodopplercardiograma?

Também chamado de ecocardiograma com estresse farmacológico, este exame é uma combinação de diferentes testes cardíacos que busca avaliar a saúde do coração em diferentes momentos.

Trata-se, basicamente, da combinação entre um ultrassom (o doppler, que mostra os movimentos e o fluxo do coração com o uso de cores) e um ecocardiograma, que avalia os movimentos contrateis do do coração. 

A diferença é que, além dos testes feitos por meio de eletrodos e do ultrassom, o paciente também recebe medicamentos que aceleram seus batimentos cardíacos, de forma similar a um teste ergométrico, por exemplo, mas sem que ele precise efetivamente fazer esforço físico.

Os remédios são aplicados na veia, em doses fracionadas e progressivas, para que o médico consiga ver a diferença da contração do coração do indivíduo quando ele está sem medicação e em repouso e quando ele está em esforço máximo, por exemplo.

O paciente é monitorado em todas as frentes (pressão arterial, frequência cardíaca e oxigenação, por exemplo) durante todo o teste e, por isso, o ecodopplercardiograma com estresse farmacológico não é perigoso.

 

Para que serve ecodopplercardiograma com estresse farmacológico?

O médico geralmente indica o ecodopplercardiograma com estresse farmacológico em pacientes com suspeita de doença arterial coronariana. Pacientes que já passaram por cirurgia no coração também fazem o ecodopplercardiograma com estresse farmacológico com o objetivo de checar o sucesso da cirurgia. Esse exame é indicado também para indivíduos com alguma dificuldade em realizar exercícios físicos.

.