O que é para que serve o exame MAPA de 24 horas?
MAPA de 24h significa monitorização ambulatorial da pressão arterial realizada durante 24 horas. Como o próprio nome sugere, esse exame avalia a pressão do paciente durante um dia inteiro, inclusive durante o sono e suas atividades cotidianas.
Essa avaliação é importante porque algumas condições cardiovasculares podem só se manifestar em outros momentos e situações, que uma simples avaliação da pressão no ambulatório pode não revelar.
Algumas das vantagens dessa forma prolongada de avaliar a pressão em relação à medição tradicional são:
Obter uma “média” da pressão arterial do paciente ao longo do dia, já que as muitas medições permitem descartar uma ou outra medida muito alterada.
Poder avaliar como a pressão se comporta durante o sono, em pacientes com quadros de apneia do sono.
Medir a pressão em um ambiente familiar para o paciente, para esclarecer se uma eventual alteração se deu pelo estresse do consultório médico. (hipertensão do jaleco branco)
Permite acompanhar a resposta à medicação anti-hipertensiva.
Possibilita também a investigação de episódios e sintomas de hipotensão.
Agora que você já sabe o que é o MAPA, continue acompanhando o texto para conhecer a resposta para outras dúvidas que se relacionam ao exame.
Como é feito o exame MAPA 24 horas?
Assim como a avaliação da pressão em consultório, o exame MAPA 24h é um exame não invasivo e tranquilo para o paciente.
Ele é feito a partir de um manguito fixado ao braço do paciente, para acompanhar a pressão, além de um monitor que registra os seus resultados. Esse monitor pode ficar em uma pequena bolsa ou fixado à cintura.
O tempo de intervalo entre as verificações pode ser indicado pelo próprio médico, e todo trabalho é feito pelo próprio aparelho. Por exemplo, se a medição tiver de ser realizada a cada 15 minutos, nesse intervalo de tempo, o próprio sistema fará o procedimento e registrará o resultado.
.